terça-feira, 4 de outubro de 2011

Flores Pouco conhecidas

Lendo a revista Casa Claudia, maio 2008, encontrei uma matéria sobre 4 flores.
 Achei a matéria muito interessante, exatamente pela beleza exuberante de essas flores, o que mais me chamo à atenção e que elas são pouco conhecidas.
Por esse motivo procurei informações para conhecê-las melhor:

1° Gengibre – Magnífico (Zingiber Spectabile)


Também conhecida como sorvetão, é uma planta perene facilmente encontrada no sul da Tailândia, o detalhe mais importante de esta planta e que de sua raiz e tirado o conhecido gengibre muito usado em molhos e bebidas.

Suas folhas são verdes escuras e aveludadas podendo chegar até 2 metros de altura, já suas hastes chegam até no máximo 40 cm, quando jovem os tons variam do verde ao amarelo pálido, é com o tempo chega ao vermelho.

Esta planta é facilmente encontrada o ano inteiro e se adapta muito bem ao clima tropical, subtropical, mediterrâneo e temperado, não suporta luz solar direta nem frio rigoroso, de preferencia deve ser cultivada a meia sombra em solo fértil, regando-a frequentemente.
Multiplica-se por sementes e divisão das touceiras, as inflorescências surgem no verão proporcionando-nos o delicioso cheiro do gengibre.

A possibilidade de arranjos são infinitos, combinando muito bem com a Dracena Variegada,  Dracena Pink e Helicônia, porém deve-se ter cuidado ao combinar essas plantas pois podem trazer a sensação de frieza ao ambiente e sempre bom ter um contraste com uma cor quente.

2° Vanda – Lilás (Vanda manuevadee)

Pertence ao grupo das orquídeas e é originaria de países da Oceania com a Indonésia e Filipinas.
O cruzamento de outras duas espécies resultou em esta linda flor que pode demorar ate dois anos para florescer, mas posso garantir que a espera vale a pena.

Suas pétalas têm um desenho em xadrez muito delicado e suas tonalidades pode varia do roxo claro ate o azul mais escuro. E média cada cacho produz de 6 a 8 flores, com diâmetro de 5 a 6 cm.

O preço de cada galho pode chegar a custar entre R$ 25 a R$ 30.

Existem varias possibilidades de arranjos para esta pequenininha, basta deixar a imaginação rolar, particularmente gosto muito de vasos simples com poucos detalhes onde a flor se destaque e para isso prefiro a combinação com folhagens pequenas e delicadas.

3°Celósia (Celosia Cristata)


Também conhecida como Crista de Galo esta flor pertence as família das Amaranthaceae,
sua florescência dura quase o ano inteiro, e a folhagem é ereta, verde ou bronzeadas.   

         Ao toque suas pétalas nos trazem a lembrança do veludo, com tons que podem variar entre amarelo, laranja, vermelho, roxos, creme e branca.

Originaria da América tropical esta planta necessita de solo fértil enriquecido com matéria orgânica, e cultivo sob sol pleno.  
Deve se evitar exposição ao frio rigoroso durante os primeiros meses de plantio, pois pode provocar a floração prematura, dessa forma afetará as próximas florescências.
Existem também as opções no tamanho anão, muito adequado para bordaduras. Esta planta e capaz de produzir milhares de sementes, facilitando a sua multiplicação.
 Em alguns países sua raiz e utilizada como verdura.

4°Curcúma (Curcuma Longa)


Também conhecida como Falso Açafrão, Gengibre Amarelo e Batatinha Amarela, é uma planta herbácea da família do gengibre.
Pode ser encontrada na Ásia, Índia e Indonésia nas cores rosa, branca e lilás.
A montagem de arranjos florais usando esta flor proporciona leveza ao ambiente.
Suas raízes dão origem ao Açafrão da Terra, muito usado na culinária indiana e sendo um dos ingredientes do curry.
Quando usada na culinária deve-se tomar alguns cuidados, pois se for ingerida em grandes quantidades pode causar embriaguez, sono e delírios.
Esta planta também é muito usada por suas propriedades medicinais como adstringente, analgésico, anticoagulante e tônico circulatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário